Pular para o conteúdo principal

Abertura Ruy López

A abertura Ruy Lopez (Também chamada de Abertura Espanhola - C60) é provavelmente a abertura mais famosa do xadrez, devendo seu nome ao célebre enxadrista espanhol do séc XVI Ruy López de Segura. É caracterizada pelos lances:

   A abertura recebe o nome do sacerdote espanhol Ruy López de Segura, que fez o primeiro estudo exaustivo sobre esta abertura, um livro de 150 páginas chamado Libro del Ajedrez, em 1561. Apesar de receber seu nome, não é de sua autoria, sendo referida, por exemplo, no Manuscrito de Göttingen, que foi escrito em torno de 1490.
Ruy López em uma partida de xadrez

 A popularidade desta abertura não é por acaso. Seus lances são bastante intuitivos e simples de se entender, pois obedecem princípios básicos da abertura, como: Atacar o centro; desenvolvimento rápido e no lance 4 as brancas já podem fazer o roque 4. 0-0 e já terão seu rei em segurança.


   A partir do lance 3. Bb5, as pretas escolhem qual variante seguir. Entre as variantes mais comuns está a defesa Morphy (C78) que é caracterizada pelo lance 4... a6 atacando o bispo branco. A seguir uma partida jogada em 17/01/1916 entre o Grande Mestre cubano Jose Raul Capablanca e o juiz americano Roy Turnbull Black, onde o cubano mostra todo o poder desta abertura atacando nos dois flancos até que sacrifica um peão para, depois de uma combinação de movimentos, capturar a dama adversária:

   Outra variante popular e muito forte da abertura Ruy López é a defeza Berlim. Caracterizada pelo lance 3... Cf6, essa defesa busca o contra jogo para as negras na ala do rei. Segue uma partida entre o GM inglês Michael Adams contra o GM Vladimir Kramnik no memorial Alekhine em 2013. 

   Existe também a defesa Bird onde as negras jogam 3... Cd4 atacando o bispo branco em b5 e oferecendo a troca dos cavalos. Essa variante também oferece bastante contra-jogo para as pretas. Para ilustrar essa variante, vamos ver uma partida jogada entre o ex campeão mundial Gary Kasparov e o GM Alexander Khalifman de 2002 no GP da FIDE em Moscou:


Além dessas variantes, as negras ainda podem jogar:
3... Bc5 (Variante Clássica)
3... g6 (Variante Smyslov)

3... Cge7 (Variante Cozio)
3... f5 (Gambito Jaenish)
Para mais variantes, consulte a enciclopédia de aberturas de xadrez ou qualquer material pelas referências C60 até C99. Bons estudos e bom jogo!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog